Teste Melisa

O teste de hipersensibilidade a metais

O contacto dos metais com os diferentes tecidos do organismo pode desencadear processos de hipersensibilidade (ou “alergia”) em indivíduos com predisposição genética. Existem diversos perfis sujeitos a desenvolver esta condição, que pode ser diagnosticada através do Teste Melisa®.

APRESENTAÇÃO
Com uma simples extracção de sangue, poder-se-á conhecer os METAIS que podem ser prejudiciais para a sua saúde.

Pessoas com amálgamas ou implantes dentários, pontes, próteses metálicas, placas ou parafusos de operações de traumatologia, tatuagens ou piercings, que apresentem sintomas das doenças aqui mencionadas, ou que têm problemas de saúde difusos não relacionáveis com um síndrome clássico, podem ter uma alergia a metais justificando-se a solicitação de um Teste Melisa®.

O Teste Melisa® está protegido com a patente europeia LTT-MELISA, nr 4220951, class 44

PERFIS
Perfil amálgamas / Implantes dentários
As pessoas com reconstruções dentárias à base de metais, podem desencadear processos de hipersensibilidade aos mesmos que se apresentam com diferentes manifestações patológicas.

Perfil de ligas e próteses metálicas
Os materiais metálicos de placas, parafusos e próteses (principalmente da anca) que se utilizam na correcção de fracturas, se não sofrem oxidações, nada acontecerá, mas se o metal oxidar, pode ligar-se às proteínas dos tecidos adjacentes e desencadear um processo de hiper- sensibilidade nas pessoas geneticamente predispostas.

Perfil screening / Tatuagens
A maioria dos pigmentos ou corantes utilizados nas tatuagens são sais de produtos metálicos, que ficam incrustados na pele. Como exemplos podemos citar: Verde: óxido de Crómio; Púrpura: sais de Manganésio; Azul: sais de Cobalto; Branco: sais de Titânio, Silício e Cálcio; Amarelo: óxido de Cádmio; Vermelho: sulfato de Mercúrio. Os pigmentos são fagocitados pelos macrófagos e passam ao sistema linfático e sangue onde podem desencadear o processo de hipersensibilização tipo IV (“alergia” a metais).

Perfil implantes / Piercings
Nos “piercings”, os metais entram em contacto com os tecidos podendo ser absorvidos, constituindo-se numa fonte potencial de permanente de impregnação do organismo com metais.

Perfil DIU (dispositivo intrauterino)
A utilização de dispositivos intrauterinos “DIU”, que colocados no interior do útero são outra fonte de contaminação de metais. São feitos de material plástico com um fio metálico incorporado sendo o metal mais empregue o cobre mas podendo ser de aço, prata ou ouro, ou ainda uma combinação dos mesmos. O dispositivo pode permanecer dentro do útero 2 a 5 anos, sendo uma fonte de libertação de metais nos tecidos e causa potencial de hipersensibilidade (ou “alergia”) a metais.

Perfil vacinas e tratamentos com sais metálicos
A maioria das vacinas utiliza o Thimerosal® como conservante, que é um sal orgânico de Mercúrio. Em pessoas com sensibilidade a este sal pode haver agravamento de sintomatologia associada a várias patologias. Há numerosas referências bibliográficas que associam os efeitos prejudiciais deste sal de Mercúrio com agravamento da doença em crianças autistas.

Sintomas de alergia a metais:
Cefaleias (dor de cabeça)
Enxaquecas
Depressões
Insónias
Fadiga crónica
Nevralgias
Artralgias
Parestesias

Se tem algum destes sintomas e tem ou teve implantes, parafusos ou amálgamas na boca, ou ainda tatuagens, piercings ou dispositivos intrauterinos:

O Teste MELISA poderá ser muito útil para o seu esclarecimento

Antes de colocar novos implantes dentários, próteses ou DIU: