top of page
Header-Especialidades10.jpg
MEDICINA INTERNA,
MEDICINA INTEGRATIVA, MEDICINA ORTOMOLECULAR
IsabelAzevedo.png
Dra. Isabel Azevedo

 CONCEITOS BÁSICOS 

Medicina Interna:

A Medicina Interna (MI), surgiu há 140 anos na Alemanha e é a especialidade Mãe, de onde derivaram as outras especialidades.

É uma especialidade médica humanista, exclusiva da carreira hospitalar, que aborda a pessoa adulta como um todo, ou seja, de uma forma holística e não apenas de uma forma sectorial ou fragmentada.

 

O Internista (Especialista de Medicina Interna) aborda o indivíduo como um ser humano uno e pluridimensional e não somente como a soma de um conjunto desgarrado de diferentes problemas. Investiga a raiz do problema, identifica e corrige a causa e assim vai muito para além dos sintomas.

Devido às características descritas anteriormente, o internista exerce a sua atividade em vários sectores hospitalares (serviço de urgência externa e interna, consultas, internamento de MI e dá apoio aos doentes internados nos serviços de outras especialidades).

Medicina integrativa:

A Medicina Integrativa, integra a Medicina convencional com as ferramentas da Medicina não convencional, criando uma parceria médico/doente, para a manutenção da saúde e prevenção das doenças.

O paciente deixa de receber passivamente a orientação médica e passa a participar ativamente na sua própria saúde, tendo em atenção a individualidade de cada ser humano.

Medicina ortomolecular:

A Medicina Ortomolecular usa os nutracêuticos (suplementos) - vitaminas, minerais, oligoelementos, aminoácidos, enzimas, coenzimas, probióticos e outros, para o restabelecimento do equilíbrio bioquímico do organismo.

A prescrição dos suplementos deve ser sempre efetuada de acordo com a história clínica de cada indivíduo e os seu resultados laboratoriais.

Envelhecimento:

O ser humano não é biologicamente estático e ao longo da vida ocorrem transformações qualitativas e quantitativas.

O envelhecimento é um processo natural, gradual e contínuo, que consiste na alteração das funções corporais e cada parte do organismo reage de maneira diferente.

As doenças crónicas que frequentemente acompanham o processo de envelhecimento, são precedidas por um período mais ou menos longo do declínio da função de um ou mais órgãos do organismo, o qual pode ser reconhecido e corrigido atempadamente devido aos conhecimentos e ferramentas que temos atualmente ao nosso dispor.

Assim, poderemos prevenir/retardar as doenças crónicas cardiovasculares, metabólicas, tumorais, digestivas, osteomusculares e neurodegenerativas entre outras e também otimizar a capacidade física e cognitiva.

Com o tipo de abordagem descrito anteriormente, estamos a contribuir para o envelhecimento com Qualidade de vida (Quality aging).

 ÁREAS DE ACTUAÇÃO NA CONSULTA DA DRA ISABEL AZEVEDO 

  • Análises laboratoriais: avaliação do estado geral;

  • Análises laboratoriais para avaliação do perfil dos micronutrientes - como as diversas Vitaminas e os minerais (tais como o ferro, zinco, cálcio, cloro, cobre, entre outros);

  • Avaliação do sistema digestivo, gastrointestinal - Estudo do Microbioma Intestinal, que permite detetar as bactérias benéficas, assim como outros microrganismos potencialmente  nocivos para o organismo.

  • Estudo da Permeabilidade Intestinal;

  • Modulação intestinal (equilibrar a microbiota intestinal e trabalhar o eixo cérebro-intestino);

  • Plano detox individualizado;

  • Estudo das hipersensibilidades, Intolerâncias e alergias alimentares;

  • Teste de hipersensibilidade a metais;

  • Avaliação do aparelho cardiovascular - abordagem de todos os fatores de risco para doenças cardiovasculares (Acidente Vascular Cerebral e Doença Isquémica Cardíaca).

Dos fatores de risco referidos, destacam-se:

  • Hipertensão arterial;

  • Diabetes Mellitus;

  • Dislipidémias (colesterol e triglicéridos elevados). Que, em conjunto com um aumento da circunferência abdominal (excesso de gordura abdominal), contribuem para a Síndrome Metabólica;

  • Avaliação das consequências dos fatores de risco mencionados atrás a nível dos órgãos alvo;

  • Avaliação do exposoma individual - que é o conjunto de todos os fatores não genéticos a que um indivíduo está exposto ao longo da sua vida e que condicionam o estado de saúde ou de doença (exposição a metais pesados, disruptores endócrinos – químicos a que estamos expostos no nosso dia a dia, como os parabenos, os fitoestrogéneos, pesticidas etc.);

  • Fortalecimento e equilíbrio do sistema imunológico (sistema de defesa do organismo);

  • Avaliação hormonal com destaque para a tiroide, cortisol (hormona do stress) e melatonina (hormona do sono);

  • Avaliação da função cognitiva e da idade biológica;

  • Perfil dos ácidos gordos (ómega-3, ómega 6 e outros);

  • Avaliação do Stress oxidativo, que é uma das principais causas de envelhecimento do organismo – de uma forma simplista pode-se dizer que é o estado em que fica o nosso organismo quando não consegue combater o efeito nocivo dos radicais livres;

  • Estudo genético da Hipercolesterolemia (colesterol elevado), da genética alimentar e da farmacogenética;

  • Orientação da atuação a nível epigenético (expressão dos genes).

Não podemos alterar os nossos genes, mas podemos influenciar a maneira como eles se manifestam.

 DINÂMICA DA CONSULTA 

A consulta da Dra. Isabel Azevedo (Medicina Interna, Medicina Integrativa, Medicina Ortomolecular) é dirigida aos adultos com idade igual ou superior a 18 anos.

Nesta consulta concilia-se a vertente curativa com a vertente preventiva à luz do século XXI.

A consulta é orientada para investigar e diagnosticar, combatendo as causas e a raiz dos desequilíbrios no caso de doença, mas também é orientada para manter a saúde e a qualidade de vida.

Todo o processo, desde a primeira consulta é um trabalho de equipa médica/doente, que é orientado pela médica.

1ª CONSULTA - duração 1:30 hora:

Nesta consulta é efetuado um check-up clínico:

  • História clínica detalhada e observação;

  • São analisados os exames realizados anteriormente a esta consulta e requisitados novos exames complementares necessários (análises e outros exames);

  • São fornecidas algumas orientações que sejam pertinentes.

 

NOTA: O doente deverá ser portador dos resultados de todas as análises e exames efetuados até à data da primeira consulta, assim como as caixas dos medicamentos/suplementos que esteja a tomar.

2ª CONSULTA - duração 1:00 hora:

  • Avaliação dos exames requisitados;

  • É estabelecido um plano de atuação em conjunto com o doente, orientado para a prevenção e/ou tratamento.

CONSULTAS SEGUINTES - duração 1:00 hora:

As consultas de acompanhamento têm o objetivo de monitorizar o plano terapêutico, atualizar a história clínica e requisitar os exames complementares que sejam necessários, tendo em conta a evolução clínica do doente.

CONSULTAS URGENTES:

O doente pode contactar a Clínica por email ou telefone e será atendido o mais breve possível, não ficando assim em lista de espera para a consulta.

bottom of page