Análise de predisposição genética para Cancro da Mama, Ovário e Endométrio
Conheça o risco de vir a desenvolver cancro hereditário da mama, ovário e/ou endométrio a partir de uma simples amostra de sangue ou saliva.
CANCRO DA MAMA E DO OVÁRIO
Estima-se que aproximadamente uma em cada 8 mulheres será diagnosticada com cancro da mama ao longo da sua vida, e que cerca de 5% a 10% desses casos são hereditários. No caso do cancro do ovário, as estatísticas são mais elevadas: estima-se que aproximadamente 20% dos casos de cancro de ovário são hereditários.
FATORES DE RISCO
Há fatores de risco relacionados com o estilo de vida...
Consumo de álcool
Excesso de peso ou obesidade
Não ser fisicamente ativo
Não ter filhos
Não amamentar
Contracetivos
Terapia hormonal pós-menopausa
...e fatores de risco que não podemos mudar.
Ser mulher
Envelhecer
Determinados genes herdados
História familiar de cancro da mama
Raça e etnia
Menstruação precoce (antes dos 12)
Menopausa tardia (depois dos 55)
A HEREDITARIEDADE
Os casos de cancro hereditário da mama e ovário estão frequentemente associados a mutações nos genes BRCA1 e BRCA2. Estes genes atuam como supressores de tumores, bloqueando o desenvolvimento de cancro. Porém, quando sofrem certas mutações, o seu funcionamento é alterado e deixam de conseguir travar ou impedir o desenvolvimento de tumores.
Aproximadamente 50% DAS MULHERES COM MUTAÇÕES NOS GENES BRCA1 E BRCA2 NÃO TÊM ANTECEDENTES FAMILIARES DE CANCRO DA MAMA OU OVÁRIO, e desconhecem que são portadoras de mutações que aumentam o risco para estes tipos de cancro
Existem outros genes associados a estes tipos de cancro que devem ser estudados, uma vez que se estima que apenas cerca de 25% dos casos de cancro da mama e do ovário hereditário sejam causados por mutações nos genes BRCA1 e BRCA2.
FAMILIARES EM PRIMEIRO GRAU de um portador de uma mutação APRESENTAM UM RISCO AUMENTADO para serem portadores e desenvolver a patologia
O TESTE BRCA +16 genes é um teste genético que analisa 18 genes relacionados com o cancro hereditário da mama, do ovário e do endométrio. É efetuado a partir de uma amostra de sangue ou saliva, em homens e mulheres, com requisição médica obrigatória. O teste está indicado para:
Mulheres com antecedentes familiares de cancro da mama (masculino ou feminino) e/ou cancro do ovário
Mulheres com familiares afetados de síndrome de cancro hereditário
Pacientes com este tipo de tumores, para avaliar a potencialidade de ser hereditário
Mulheres com idade igual ou superior a 30 anos e sem antecedentes familiares, para determinar o seu risco genético para cancro da mama e ovário, e avaliar as opções de medidas preventivas
O resultado é disponibilizado em 38 dias úteis, e providencia informação fiável sobre o risco de vir a desenvolver estes tipos de cancro. Se o resultado concluir que o cliente é portador de alguma mutação, este deverá consultar um médico especialista para ter o aconselhamento genético adequado.
Especialistas internacionais recomendam o RASTREIO GENÉTICO DO BRCA1 E BRCA2 EM MULHERES ≥ 30 ANOS, no âmbito das consultas médicas de rotina
Comentarios